Segundo Tempo

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PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

O Programa Segundo Tempo (PST) é fruto de uma proposta do Ministério do Esporte com o intuito de democratizar e universalizar o acesso a práticas esportivas e corporais para crianças e adolescentes de todo o Brasil. Ele se efetiva no Centro Pedagógico através de um convênio entre o Ministério do Esporte e a Universidade Federal de Minas Gerais. Através deste convênio, há mais de cinco anos, os alunos do Centro Pedagógico tem acesso a práticas esportivas e de cultura corporal de movimento qualificadas e fundamentais no processo de desenvolvimento.

A Coordenação do Programa Segundo Tempo no Centro Pedagógico está distribuída entre o Coordenador Pedagógico do Programa, Prof. Gibson Moreira Praça, e o Coordenador do Núcleo de Educação Física, Prof. Fabrine Leonard Silva. Além disso, há permanente amparo pedagógico e organizacional da direção da escola e constante relação com todos os ciclos e núcleos do CP.

O PST acontece nas escolas através dos Núcleos de Esporte Educacional. Cada núcleo comporta aproximadamente 100 alunos e possui um Coordenador de Núcleo, professor com graduação em Educação Física, e um Monitor de Atividade Esportiva, aluno do curso de graduação em Educação Física (licenciatura ou bacharelado). O Centro Pedagógico possui 6 núcleos, contabilizando 600 alunos atendidos, 6 Coordenadores de Núcleo e 6 Monitores de Atividade Esportiva.

Cada ciclo de ensino – 1º, 2º e 3º - comporta dois Núcleos de Esporte Educacional. Assim, estes dois núcleos articulam-se para criar a proposta pedagógica do ciclo e levar, aos alunos, aulas com temáticas que, além de importantes para o processo de desenvolvimento biopsicossocial, estão em permanente consonância com as especificidades do público nas diferentes idades e com os anseios particulares dos alunos do CP.

As aulas do Programa Segundo Tempo são de caráter predominantemente prático. Como o objetivo deste programa, na proposta do Ministério do Esporte, é democratizar e universalizar o acesso a práticas esportivas e cultura corporal de movimento, entendemos que a vivência dos conteúdos representa uma etapa fundamental e indissociável do processo. O acesso à cidadania, alicerce do Programa Segundo Tempo, se dá neste convênio através da garantia do direito ao acesso a práticas esportivas e corporais de qualidade, cumprindo determinação da do Estatuto da Criança e Adolescente, tal qual preconizado como se observa no item “acesso a brincadeiras e práticas esportivas” ( LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990, capítulo 2 parágrafo 18). Além disso, pensar de maneira crítica sobre os conteúdos vivenciados, entender questões que permeiam a prática esportiva e constituir-se como sujeito ativo no processo de formação são submetas que preconizamos alcançar.

Além das aulas, o Programa Segundo Tempo possui caráter central em diversas atividades realizadas para e pelos alunos. No último ano, a organização das Olimpíadas, da Manhã Esportiva e das apresentações de Dança e Teatro foram algumas das ações sob a responsabilidade do Segundo Tempo. Além disso, participamos ativamente do planejamento, execução e avaliação dos Jogos de Integração, evento já consagrado na escola e com ampla adesão dos alunos. E mais ações acontecerão neste ano!

Desta forma, garantindo o acesso a práticas esportivas e culturais qualificadas e de acordo com o desejo dos alunos acreditamos criar um ambiente propício ao desenvolvimento das crianças e adolescentes participantes do programa. Além disso, convidamos a todos a conhecer nossas atividades e participar do permanente e ininterrupto processo de qualificação pedagógica das nossas ações.

Gibson Moreira Praça

Coordenador Pedagógico – Programa Segundo Tempo

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