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Aula 1 - Novembro Aiyê - Projeto de Extensão Dança CP


Neste mês de Novembro, o projeto vai explorar um pouco das danças de origem afro presentes nos centros urbanos, que permeiam a cotidianidade e a contemporaneidade dos(as) brasileiros(as). 
Buscamos inspirações em danças mais populares das capitais e centros urbanos como o Pagodão Baiano, o Afro House, o Funk e até mesmo danças africanas presentes atualmente nas cidades. 
São as Africanidades do nosso Brasil! E nada melhor do que começar na Bahia, com o Pagodão Baiano, em uma coreografia feita pela professora Renata Fonseca, na música "Contregum" do artista Baiano Psirico! Mas antes aquecemos com a baiana maravilhosa, Majur, na música "Africaniei". Deixamos um agradecimento especial à professora e dançarina Renata Fonseca pela coreografia e compartilhamento dos seus estudos sobre as danças da Bahia! 

Vem Dançar com a Gente!!!
#extensaoremotaufmg
#vemdancarcomagente


 

Aula 2 - Novembro Aiyê - Projeto de Extensão Dança CP

Nossa segunda aula do Novembro Aiyê traz uma coreografia inspirada nos movimentos do Dance Hall, um ritmo afro jamaicano que nasceu com muita influência do Reggae, e ganhou o mundo e também o Brasil! O movimento do Dance Hall acontece principalmente nas capitais do país, nas favelas, nos bailes e BateKoo. Nossa coreografia foi feita pela professora bolsista Maria Laura e pela dançarina Marisa Almeida na música "Ginga" da Iza e Rincon Sapiência. Mas antes aquecemos com a Sergipana poderosa, Bia Ferreira, "Boto fé".

Vem dançar com a Gente!!!

#extensaoremotaufmg
#vemdancarcomagente

 

 


 

Aula 3 - Novembro Aiyê - Projeto de Extensão Dança CP

 

Na nossa terceira aula do 'Novembro Aiyê' trazemos uma coreografia inspirada nas batidas do Funk, movimento que surge no Rio de Janeiro em meados dos anos de 1970, ganhando o som das favelas, com músicas que falam do dia a dia das comunidades, dando visibilidade a juventude negra e periférica , trazendo também suas musicalidades afro.

Nossa coreografia foi feita na música do mc belorizontino que ganhou o Brasil, MC Delano "Que grave é esse?".
Mas antes aquecemos com a cantora e compositora Luedji Luna "Tô querendo".

Vem dançar! 

#extensaoremotaufmg 
#vemdancarcomagente

 

Referências: 

- Baile Funk Carioca 1994:


- O funk Consciente e as políticas econômicas brasileiras:

- Vídeo Clip Funk BH:

 


 

Aula 4 - Novembro Aiyê - Projeto de Extensão Dança CP

Nossa última aula do Novembro Aiyê traz uma coreografia inspirada nas danças tradicionais do Oeste Africano! 
Isso mesmo, uma linguagem artística tradicional que cruzou fronteiras e mares e está presente em cidades do mundo todo, inclusive do Brasil! 

E essa semana, fizemos a dança no Ritmo Yamama, na interpretação do artista Jason Hann. Esse é um  ritmo de celebração, uma forma de lembrar e comemorar os nossos ancestrais, os que vieram antes de nós! 
Mas antes, aquecemos o corpo com a mistura Brasil África no "Afrorró", música do Marcos Viana, com Sérgio Pererê e Zal Sissocho! 

#extensaoremotaufmg
#vemdancarcomagente

 



Referências: 
- Foli, Ritmo:


- Balle Merveilles de Guine, trecho espetáculo:

- Grupo Wontanara Brasil: www.instagram.com/wontanarabrasil/?hl=pt-br

 

 


Mémórias das festas da Consciência Negra do CP

Relembrar é trazer para o presente as experiências vividas no passado. Iniciamos as nossas publicações do Novembro Aiyê relembrando momentos especiais já vivenciados em nossas Festas da Consciência Negra no CP. R-existindo e transformando ressignificamos nosso modo de ser e estar no mundo e prosseguimos a travessia. Nesse ano de 2020, nossa comemoração será um pouco diferente, de forma não presencial. Assim, vamos matar um pouquinho da saudade com essas imagens lindas, cheias de interações, aglomerações, emoções, aprendizagens compartilhadas com músicas, brincadeiras, danças, arte, histórias, diversidade e muito afeto!


 


 

Manifestações Poéticas - Poema: Somos Todos Iguais

Se liga na Alécia gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Somos Todos Iguais" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

 

 


Manifestações Poéticas - Poema: Falsa Liberdade

Se liga na Ana Aparecida gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Falsa Liberdade" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.





Manifestações Poéticas - Poema: Racismo

Se liga na Andressa gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Racismo" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.



 


 

Manifestações Poéticas - Poema: Viver com Igualdade e Respeito

Se liga na Carmita gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Viver com Igualdade e Respeito" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.


 


 

Manifestações Poéticas - Poema: A Alma nao tem cor

Se liga na Dona Maria gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "A Alma não tem cor" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

 

 


 

Manifestações Poéticas - Poema: Fruto de um grande amor

Se liga na Graça gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Fruto de um grande amor" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

 

Manifestações Poéticas - Poema: Racismo Velado

Se liga na Iara gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Racismo Velado" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

 

Manifestações Poéticas - Poema: Escravidão

Se liga no Juvêncio gente!! Ele é aluno do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Escravidão" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.
 

 

Manifestações Poéticas - Poema: Vida

Se liga no Juvêncio mais uma vez pessoal!! Ele é aluno do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Vida" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.


 


 

Manifestações Poéticas - Poema: O racismo

Se liga na Maria Cleunice gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "O Racismo" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

 


 

Manifestações Poéticas – Poema: O Orgulho Negro

Se liga no Paulo gente!! Ele é aluno do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "O Orgulho Negro" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

 


 

Manifestações Poéticas – Poema: Racismo

Se liga na Rosângela gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Racismo Velado" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.


 

Manifestações Poéticas – Poema: Somos Todos Iguais

Se liga no Vinícius gente!! Ele é aluno do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. "Somos Todos Iguais" é seu poema autoral, manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.


 

Manifestações Poéticas – Poema de Ana Margarida Amado: O Racismo

Se liga na Geralda gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. Ela está interpretando o poema de Ana Margarida Amado chamado "O Racismo", manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

 


 

Manifestações Poéticas – Poema de Ana Margarida Amado: O Racismo

Se liga na Sirlane gente!! Ela é aluna do 1º Ano do PROEMJA, Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. Ela está interpretando o poema de Ana Margarida Amado "O Racismo", manifesto que contribui com as ações do projeto de extensão "Manifestações Poéticas" e do Evento Laives da EJA - Ciclo de palestras e debates antirracistas, em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

 


 

Literáfricas: O corvo e o Coelho

"O corvo e o coelho" é um conto moçambicano que fala sobre a amizade e decepção. Por meio do projeto de ensino Áfricas e Eu, as crianças do 1o ciclo do CP conheceram essa narrativa cheia de aventuras e depois realizaram o reconto com liberdade artística e muita inspiração! Vamos conhecer a partir de agora algumas das produções de noss@s estudantes! 

Música: Kodé kodé (La ronde) de Issa Dakuyo

https://link.tospotify.com/kxwLsdyYnbb
 

Materiais para Reconto

No 1º ciclo as crianças recontaram o conto africano “O corvo e o coelho”, reaproveitando materiais disponíveis em casa. Veja a nossa sugestão e inspire-se!

Música: Olélé moliba makasi de Emile Biayenda

https://link.tospotify.com/rtIx5WvYnbb

 

 

 

O corvo e o coelho - Clara

Esta publicação do Novembro Aiyê CP 2020 apresenta o reconto do conto africano “O corvo e o coelho”, feito pela aluna Clara Macedo do 2º ano B. A história narra uma amizade “abalada” entre os personagens.

Música: Kodé kodé (La ronde) de Issa Dakuyo

https://link.tospotify.com/kxwLsdyYnbb

 

 

Novembro Aiyê CP - Alice (O corvo e o coelho)

Esta publicação do Novembro Aiyê CP 2020 apresenta o reconto do conto africano “O corvo e o coelho”, feito pela aluna Alice Lopes de Souza do 3º ano B. A história narra uma amizade “abalada” entre os personagens.

Música: Coral Palavra Cantada RJ / África

youtube.com/watch?v=zRYF5f5nJQI

 


 

 

Novembro Aiyê CP - Calebe (O corvo e o coelho)

Esta publicação do Novembro Aiyê CP 2020 apresenta o reconto do conto africano “O corvo e o coelho”, feito pelo aluno Calebe Castor Silva do 3º ano B. A história narra uma amizade “abalada” entre os personagens.

Música: Coral Palavra Cantada RJ / África

youtube.com/watch?v=zRYF5f5nJQI

 


 

Novembro Aiyê CP - Mateus Cesar (O corvo e o coelho)

Esta publicação do Novembro Aiyê CP 2020 apresenta o reconto do conto africano “O corvo e o coelho”, feito pelo aluno Mateus César de Souza do 3º ano B. A história narra uma amizade “abalada” entre os personagens.

Música: Coral Palavra Cantada RJ / África

youtube.com/watch?v=zRYF5f5nJQI

 


 

Novembro Ayiê CP - Miguel (O corvo e o coelho)

Esta publicação do Novembro Aiyê CP 2020 apresenta o reconto do conto africano “O corvo e o coelho”, feito pelo aluno Miguel Rodrigues Ferreira Mechetti do 3º ano A. A história narra uma amizade “abalada” entre os personagens.


Música: Coral Palavra Cantada RJ / África

youtube.com/watch?v=zRYF5f5nJQI


 

Novembro Aiyê CP - Mateus Fortes (Obax)

Conheçam aqui as aventuras de uma menina pelas savanas africanas. O aluno Mateus Fortes da Cunha Rodrigues, do 3º ano A, apresenta o reconto da história “Obax”, de André Neves.

Música: Coral Palavra Cantada RJ / África
youtube.com/watch?v=zRYF5f5nJQI

 


Novembro Aiyê CP - Tiago (Obax)

Conheçam aqui as aventuras de uma menina pelas savanas africanas. O aluno Tiago Augusto Marques de Oliveira, do 3º ano B, apresenta o reconto da história “Obax”, de André Neves.

Música: Coral Palavra Cantada RJ / África
youtube.com/watch?v=zRYF5f5nJQ
I

 

Novembro Aiyê CP - Desenhos - O cabelo de cora

Apresentamos aqui os registros de alguns alunos das turmas do 3º ano.

Música: Olélé moliba makasi
youtube.com/watch?v=rrDpM0yapMY

 

Conhecendo mais sobre a África

A África é um continente composto por 54 países. Neste vídeo a professora Maria Carolina apresenta brevemente algumas informações sobre alguns deles.
Esta é uma ação do projeto de ensino “Áfricas e eu” desenvolvida no 1º Ciclo de Formação Humana.

Música: Kodé kodé (La ronde) de Issa Dakuyo
https://link.tospotify.com/kxwLsdyYnbb

 


 

 

Máscaras

As máscaras são elementos culturais importantes para vários povos africanos, principalmente para os da região subsaariana. 
São muitos os tipos, usos, materiais e significados que compõem essas máscaras, que fazem parte da enorme riqueza artística e cultural do continente africano.

 



Resistencia

Entre os séculos XVI e XIX, milhares de africanos foram feitos prisioneiros e escravizados, obrigados a trabalhar no Brasil. Entretanto, houve muita resistência por parte dos escravizados, que não aceitavam de maneira alguma essa condição degradante e desumanizante que lhes foi imposta. Em 2020, os estudantes dos 5ºs anos estudaram sobre a legítima resistência adotada pelos escravizados e elaboraram desenhos, poemas e frases para exaltar essa resistência!

 


 

3°Ano - Alfabeto Africano

O Alfabeto Africano faz parte das ações do Projeto “Áfricas e eu”. É desenvolvido por turmas do 1° Ciclo de Formação Humana do Centro Pedagógico/UFMG. Este alfabeto foi produzido pelas crianças do 3 ano A e 3 ano B, sob orientação das professoras Maria Elisa e Ruana Brito. O objetivo do trabalho com o alfabeto africano é permitir que as crianças conheçam a diversidade e a riqueza do continente africano, bem como sua importância para a nossa formação cultural. Projeto “Áfricas e eu: conhecer a África é entender a nossa história!

 


 

Projeto Reconstrução do Mundo – Consciência Negra 5° ano / 2 ciclo / 2020 

Atividade: Personalidades que Admiramos – Destaque para as pessoas negras da nossa convivência

Ícaro Belém, monitor 5 ano. Orientação: Eliene Paulino e Renata Amaral


 


 

4º ano - Alimentação

As turmas dos 4º anos do Centro Pedagógico envolveram-se em atividades relacionadas ao tema “Alimentação” nos Projetos Interdisciplinares orientados pelas professoras Juliana Batista, Hermínia Lima e Eliane Ferreira e os monitores do PID. A partir desse tema, os alunos foram convidados a refletirem sobre as influências africanas na culinária brasileira. O grupo contou com a maravilhosa participação da Nutricionista Cida, a nossa nutricionista no CP. Ela trouxe valiosas informações e vivências que permitiram que as crianças viajassem e refletissem sobre o reconhecimento e valorização dos legados culturais dos nossos ancestrais negros. Destacamos também a participação dos monitores e monitoras do Programa de Imersão Docente no processo de elaboração das atividades postadas na plataforma.
 

 


 

Boneca Abayomi

Os alunos do 4º ano A e do 4º Ano B foram convidados a refletir sobre a diversidade cultural que caracteriza a sociedade brasileira. Dessa forma, discutimos temas relacionados à formação do povo brasileiro e enfocamos os povos africanos. Os alunos conheceram a boneca Abayomi e sua história, na qual consta que as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção, para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros. Fazer nossa boneca teve o objetivo de evidenciar a memória e identidade popular do povo brasileiro, valorizando a diversidade cultural que reina no Brasil. Ouvimos relatos emocionantes de como foi importante esse momento.

 


 

A INFLUENCIA AFRICANA NA CULINÁRIA BRASILEIRA


As turmas dos 4º anos do Centro Pedagógico envolveram-se em atividades relacionadas ao tema “Alimentação” nos Projetos Interdisciplinares orientados pelas professoras Juliana Batista, Hermínia Lima e Eliane Ferreira e os monitores do PID. A partir desse tema, os alunos foram convidados a refletirem sobre as influências africanas na culinária brasileira. O grupo contou com a maravilhosa participação da Nutricionista Cida, a nossa nutricionista no CP. Ela trouxe valiosas informações e vivências que permitiram que as crianças viajassem e refletissem sobre o reconhecimento e valorização dos legados culturais dos nossos ancestrais negros. Destacamos também a participação dos monitores e monitoras do Programa de Imersão Docente no processo de elaboração das atividades postadas na plataforma.

 



Avó Tiana - 107 anos - Aluno Carlos Alexandre (5º ano)

Carlos Alexandre, aluno do 5o ano do Centro Pedagógico da UFMG, apresenta sua avó Tiana, de 107 anos. D. Tiana conta sua história de vida e luta pela liberdade.

 


 

Ana Luiza - 5º Ano

Ana Luiza Ferreira de Souza Lima, negra, aluna do 5o ano do Centro Pedagógico da UFMG, fala sobre racismo e convoca todos e todas para aderirem à luta antirracista.

 


 

Sarah - 7º ano

Esta publicação do Novembro Aiyê, CP 2020, apresenta trabalhos desenvolvidos pelos sétimos anos A e B e que “viajaram” pela África e por seus patrimônios e culturas. Venham conosco nessa viagem pela nossa ancestralidade!! Axé!!! 

 


 

Maria Fernanda - 7º ano

Esta publicação do Novembro Aiyê, CP 2020, apresenta trabalhos desenvolvidos pelos sétimos anos A e B e que “viajaram” pela África e por seus patrimônios e culturas. Venham conosco nessa viagem pela nossa ancestralidade!! Axé!!! 

 


 

Africatour 7° Ano

Esta publicação do Novembro Aiyê, CP 2020, apresenta trabalhos desenvolvidos pelos sétimos anos A e B e que “viajaram” pela África e por seus patrimônios e culturas. Venham conosco nessa viagem pela nossa ancestralidade!! Axé!!! 



 

 


 

O Outro Lado da África

Esta publicação do Novembro Aiyê, CP 2020, apresenta trabalhos desenvolvidos pelos sétimos anos A e B e que “viajaram” pela África e por seus patrimônios e culturas. Venham conosco nessa viagem pela nossa ancestralidade!! Axé!!!  


 


 

World Tour

Esta publicação do Novembro Aiyê, CP 2020, apresenta trabalhos desenvolvidos pelos sétimos anos A e B e que “viajaram” pela África e por seus patrimônios e culturas. Venham conosco nessa viagem pela nossa ancestralidade!! Axé!!!  
 

 


 

Mandela: uma biografia 

Esta publicação do Novembro Aiyê, CP 2020, apresenta trabalhos desenvolvidos pelos sétimos anos A e B e que “viajaram” pela África e por seus patrimônios e culturas. Venham conosco nessa viagem pela nossa ancestralidade!! Axé!!!  
 

 


 

Personalidades Africanas

Esta publicação do Novembro Aiyê, CP 2020, apresenta trabalhos desenvolvidos pelos sétimos anos A e B e que “viajaram” pela África e por seus patrimônios e culturas. Venham conosco nessa viagem pela nossa ancestralidade!! Axé!!!  
 

 


 

Passeio dos Sonhos

Esta publicação do Novembro Aiyê, CP 2020, apresenta trabalhos desenvolvidos pelos sétimos anos A e B e que “viajaram” pela África e por seus patrimônios e culturas. Venham conosco nessa viagem pela nossa ancestralidade!! Axé!!!  

 


 

VÍDEO 1 – TECA TECA

Vídeo com crianças do 1º ciclo registrando a brincadeira “Teca teca”.

Música: “África” (Sandra Peres / Paulo Tatit / Arnaldo Antunes)


 


 

VÍDEO 2 – TECA TECA

Vídeo com crianças do 1º ciclo registrando a brincadeira “Teca teca”.

Música: “África” (Sandra Peres / Paulo Tatit / Arnaldo Antunes)

 


 

VÍDEO 3 – TECA TECA

Vídeo com crianças do 1º ciclo registrando a brincadeira “Teca teca”.

Música: “África” (Sandra Peres / Paulo Tatit / Arnaldo Antunes)

 


 

João Graveto e João Pessoa - Marismar Borém - 4º ano

João Graveto e João Pessoa - Marismar Borém
4A, 4B, 5A, 5B.
A obra João Graveto e João Pessoa, de Marismar Borém, contribuiu com as nossas discussões e reflexões acerca da valorização da cultura negra.

Na história, somos levados a conhecer a casa do menino marrom, da cor de um passarinho.               Nas aulas de língua inglesa estudamos os cômodos da casa e os seus objetos em inglês. No livro, entramos na casa do menino e na casa do pássaro.  Depois, entramos no quarto de João Pessoa. Imaginamos esse menino e esse quarto, em que ele dorme com os três irmãos. Ilustramos aqui o quarto, o menino, os irmãos e o nosso sentimento. Ao ouvirmos a música Upa Neguinho, de Elis Regina, que também norteou nossos trabalhos, comparamos João Pessoa e o Neguinho da canção.

Como cada um vive, quais são as semelhanças entre eles?

 


 

Música Upa Neguinho- Elis Regina - 4º Ano

Interpretação: Gilberto Gil e Iza

4A e 4B

Leituras, discussões nas nossas aulas e muitas reflexões possíveis.

Nesse trabalho os estudantes ilustraram o Neguinho de Elis e muitos sentimentos. Alguns escolheram para ele um nome. Outro, tirou suas algemas. Uma estudante disse que seu sonho é ser livre e estudar em uma boa escola. E assim continuamos nossa trajetória, junto desse e de tantos outros Neguinhos.



 

Música Upa Neguinho- Elis Regina - 5º Ano

Interpretação: Gilberto Gil e Iza

Durante as aulas de inglês, também falamos sobre a cultura negra. Leituras, discussões e muitas reflexões possíveis. O vídeo traz a ilustração da música "Upa Neguinho" de Elis e muitos sentimentos. Alguns escolheram um nome para o Neguinho. Outro, tirou suas algemas. Uma estudante disse que seu sonho é ser livre e estudar em uma boa escola. E assim continuamos nossa trajetória, lutando para que este e outros personagens da história sejam respeitados.

    rodape