Coordenação: Eliene Paulino
Subcoordenação: Jaqueline Miranda e Raika Aleme

Sobre o Projeto:
Nunca foi tão importante estarmos conectados. Na educação, desde o fechamento das escolas por causa da  pandemia, foram notórios diferentes impactos nos estudantes de variadas faixas etárias. Toda essa mudança impossibilitou, de algumas formas, que novas relações fossem construídas entre crianças e jovens em idade escolar, sobretudo de forma presencial. A análise deste cenário fez com que o projeto de Extensão Connect me! Práticas de Leitura e Escrita em Língua Inglesa entre estudantes do ensino fundamental surgisse, a fim de oferecer aos estudantes uma nova oportunidade de praticar a língua inglesa, com o uso das diferentes tecnologias, expandindo o repertório de contextos comunicativos e estabelecendo usos e práticas sociais da língua, construindo laços entre pares da mesma idade.
O projeto se propõe a fomentar práticas iniciais de leituras baseadas em textos autênticos e em outros tipos de texto, a fim de alicerçar a produção inicial da escrita em língua inglesa. Baseada em escolhas e interesses dos estudantes, a ideia é promover a autonomia e responsabilização dos estudantes no estudo de uma segunda língua, apoiando-se no entendimento da aprendizagem como um processo iterativo, que acontece dentro e entre indivíduos na comunicação social (SMITH, KIRBY & BRIGHTON apud PAIVA, 2014).
Com divulgação iniciada em junho de 2021, estudantes do Centro Pedagógico da UFMG e do Colégio Santa Rita de Cássia (nossa primeira escola parceira) fizeram suas inscrições para as oficinas que aconteceram entre agosto e dezembro do mesmo ano.
Todos os meses, oficinas sobre a escrita de cartas em inglês com temas selecionados pelos participantes foram ofertadas para os dois colégios em diferentes turnos. A cada mês, os (as) estudantes escreveram e responderam cartas de seus correspondentes através da plataforma PADLET. Ao final dos trabalhos, um encontro virtual com as duas escolas aconteceu e os estudantes de cada uma das duas escolas puderam conhecer, virtualmente, a turma toda e principalmente seus pares com quem trocaram as cartas. Ao todo, mais de 100 cartas foram produzidas e/ou respondidas pelo grupo de participantes no período.
O projeto continuará em 2022 com novas inscrições e novidades. Aguardem.

Equipe:
COLÉGIO SANTA RITA