Segundo Tempo
O Programa Segundo Tempo (PST) funcionou no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais enquanto escola de educação básica de tempo integral de 2011 a 2016. O PST conseguiu potencializar os processos de ensino-aprendizagem da Educação Física (EF) do CP/UFMG quando ambas propostas (Segundo Tempo e ensino de Educação Física) foram articuladas, numa ação de complementaridade entre uma e outra, com uma rica experiência de formação inicial e continuada de professores de Educação Física.
Fonte: SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco; CAMPOS, Túlio; FREITAS, Amanda Fonseca Soares; ALBANEZ, Nayara Cristina. “Educação física escolar e programa segundo tempo: uma experiência de articulação curricular no Centro Pedagógico/UFMG.” In: Pensar a Prática (Impresso) / Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física.Vol.19, no.3: pp. 688-701, jul.-set.2016.
Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-913245.
Link: Entrevista https://ufmg.br/comunicacao/noticias/programa-segundo-tempo-do-centro-pedagogico-ufmg-promove-atividades-esportivas-em-tempo-integral.
Telecentro Anísio Teixeira
Em 2009, a criação do Telecentro Anísio Teixeira foi viabilizada pelo projeto de extensão, pesquisa e ensino “Inclusão Digital e Educação”, que buscou uma maior inserção dos sujeitos em ambientes educacionais no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).
Trata-se de uma sala de informática equipada aos moldes de um telecentro comunitário, para garantir não apenas o acesso ao mundo digital, mas, sobretudo, um espaço de ampliação das vivências culturais, uma vez que as TICs têm provocado alterações na maneira como os sujeitos se comunicam, se relacionam e, inclusive, como aprendem.
Ademais de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, a escola recebe estudantes da graduação em formação (que realizam estágios e monitorias no CP) e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos estes sujeitos se tornaram usuários assíduos do telecentro.
O objetivo foi o de incentivar a universalização do uso dessas tecnologias no sistema público de ensino, promovendo a dupla inclusão social e digital na cibercultura.
Participantes: Santer Alvares de Matos (Coordenador); Dília Maria Andrade Gloria (Subcoordenadora); John Anderson Gabrich Machado (Integrante).
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