Prof.ª Dr.ª Clara Tatiana Dias Amaral

Currículo do atendimento educacional especializado e modos de subjetivação: práticas inclusivas em um colégio de aplicação

Esta pesquisa de doutorado em Educação objetiva investigar como os saberes, práticas, relações de poder que perpassam o Atendimento Educacional Especializado se constituem no currículo de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em um Colégio de Aplicação produzindo estudantes de determinado tipo. Toma como objeto de estudo os modos de subjetivação de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), na relação entre o AEE e o currículo da sala comum. A pesquisa se situa nos estudos pós-críticos de currículo, particularmente naquela parcela que tem utilizado das contribuições do filósofo Michel Foucault. Propõe-se a utilizar como metodologia a análise de discurso de inspiração foucaultiana e a etnografia educacional.