Prof.ª Dr.ª Aline Cristina de Souza

Uso de tecnologias assistivas como alternativa para promover e qualificar a participação nas rotinas escolares de um aluno com paralisia cerebral em uma escola de ensino fundamental.

As tecnologias assistivas são desenvolvidas para auxiliar pessoas com deficiências a realizarem atividades cotidianas de maneira mais independente e autônoma, promovendo a sua inclusão social. O presente estudo tem como objetivo identificar e promover, por meio de tecnologias assistivas, formas de aumentar e qualificar a participação nas rotinas escolares de um aluno com paralisia cerebral (PC). O estudo será dividido em três etapas: na primeira, será realizada a revisão da literatura sobre tecnologias assistivas para pessoas com paralisia cerebral, buscando compreender as possibilidades de utilização dessas tecnologias no contexto da escola. Além disso, serão identificadas as necessidades específicas do aluno, por meio de avaliações e conversas com os profissionais que acompanham o seu desenvolvimento escolar. Com base nessas informações, na segunda etapa, serão criadas e implementadas as tecnologias assistivas que melhor se adequem às necessidades identificadas na etapa anterior. Essas tecnologias podem incluir recursos de comunicação alternativa, equipamentos de acessibilidade e tecnologias de apoio ao aprendizado. Na terceira etapa, será realizado um período de experimentação das tecnologias assistivas criadas e implementadas, com o objetivo de avaliar a sua efetividade na ampliação da participação do aluno nos processos que envolvem toda a rotina escolar. Ao final do estudo, espera-se que as tecnologias assistivas criadas e implementadas tenham contribuído significativamente para aumentar a participação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a sua inclusão escolar e social. Além disso, os resultados obtidos podem ser úteis para orientar a implementação de novas tecnologias assistivas em outros contextos escolares e para outras deficiências.