Especialização em  Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

A pós-graduação lato sensu em “Residência Docente para Formação de Educadores da Educação Básica, com caráter de formação continuada em nível de especialização tem como objetivo o desenvolvimento da autonomia na produção e aplicação de procedimentos didáticos, cognitivos e atitudinais, diretamente relacionados ao perfil do educador e a formação de competências e habilidades básicas para promover a qualidade da educação. Essas competências têm como ponto de partida a reflexão crítica dos professores/residentes sobre sua ação docente no processo ensino-aprendizagem das diferentes áreas de conhecimento e sua importância educacional e cultural na sociedade.

O curso tem um escopo curricular que preza pelo diálogo entre as áreas de conhecimento e ações do exercício docente em uma escola de Educação Básica. Nesse sentido, a organização curricular se organiza em torno de dois eixos: Concentração e Dispersão.

O eixo Concentração, de caráter teórico-prático, obrigatório, nos formatos presencial e a distância, com atividades individuais e coletivas se desenvolverá no Centro Pedagógico/UFMG. Além de atividades acadêmicas integradoras da formação do especialista, o eixo Concentração focaliza 02 (dois) módulos de ensino: Conhecimentos Específicos e Coordenação e Gestão Pedagógico-Administrativas.

O eixo de Dispersão de caráter prático representa uma inovação em cursos de especialização em Residência Docente de educadores. Esse eixo, que será desenvolvido nas escolas de origem dos cursistas, constitui um verdadeiro laboratório para experimentação tanto de atividades pedagógicas como administrativas. Trata-se de um espaço/tempo significativo para reflexão, discussão e acompanhamento de desafios o cotidiano escolar. As atividades deste eixo se desenvolverão em duas dimensões: Projetos Pedagógicos e Ações Dialógicas Escolas de origem e Centro Pedagógico.

MODALIDADE: especialização
OFERTA: irregular – sem previsão de oferta de novas turmas.
CARGA HORÁRIA: 2040 horas
PÚBLICO: professores da Educação Básica.
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Tânia Margarida Lima Costa
INFORMAÇÕES: (31) 3409-5179 e residenciadocente@cp.ufmg.br.