CENTRO PEDAGÓGICO EXPANDE AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA É INCLUÍDA NO PLANO DE AÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS DA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG

A UFMG vem desenvolvendo, ao longo dos últimos 20 anos, uma estratégia de internacionalização intensa que tem crescido de forma acelerada. Esse processo é orientado pela diversidade das cooperações estabelecidas, mantendo-se as parcerias já consolidadas e procurando estabelecer novas cooperações. Ao longo desses anos, diversas ações foram desenvolvidas através dos programas de graduação e pós-graduação da universidade, mas no âmbito da Educação Básica, esse processo de internacionalização ainda é muito recente e tem sido composto por ações pontuais.

Na busca por uma ampliação da internacionalização envolvendo esse nível de ensino, o Centro Pedagógico, uma das unidades especiais que, juntamente com o Colégio Técnico e o Teatro Universitário, compõem a Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, tem adotado várias medidas. Dentre elas está a criação, em 2023, do Comitê de Internacionalização na Educação Básica no Centro Pedagógico (CIEB-CP).

 

Integrantes do Comitê de Internacionalização na Educação Básica no Centro Pedagógico (CIEB-CP) em 2023. Fonte: Acervo do CIEB/CP/UFMG.

Integrantes do Comitê de Internacionalização na Educação Básica no Centro Pedagógico (CIEB-CP) em 2023. Fonte: Acervo do CIEB/CP/UFMG.

Alinhado com essa perspectiva, em 2024, um dos centros que fazem parte da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, o Centro de Estudos Africanos, incluiu em seu planejamento para o biênio 2024-2025, um conjunto de ações de internacionalização voltado especificamente para a Educação Básica, com objetivo de oferecer apoio às ações que envolvem pesquisa, ensino e/ou extensão no continente africano realizadas pelos Colégios que compõem a Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Buscando facilitar as trocas interculturais entre Brasil-África por meio do apoio e divulgação da pesquisa, do ensino e/ou da extensão que envolvam a Educação Básica da UFMG, essas ações visam: disponibilizar informações sobre convênios já firmados entre a UFMG e instituições africanas voltadas para ações de pesquisa e extensão com/na Educação Básica; atuar na criação de novos convênios entre instituições africanas e a Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, quando necessário; mediar encontros e realizar conexões de ordem diplomática entre os Colégios de Aplicação da UFMG e instituições africanas; colaborar com a divulgação de publicações e/ou eventos relevantes que envolvam as ações de internacionalização da Educação Básica da UFMG no continente africano.