Livro Gratuito

Pode ser baixado pelo link

Conectar saberes nunca foi tão imprescindível… A impressão que tenho é que, antes deste período pandêmico, a educação estava permeando a tecnologia como se esta fosse uma piscina cheia e aquela estivesse andando em sua borda e refletindo se deveria “entrar nessa”. A pandemia da COVID-19 veio como aquele amigo (desagradável) que empurrou a educação para que ela bebesse da tecnologia, que se afogasse na tecnologia. Se não for com a tecnologia mediando, a educação não aconteceria em todo este período em que estamos (porque ainda estamos, sem data para terminar) vivendo. Os trabalhos que compõem este livro trazem reflexões e temáticas muito atuais e fundamentais para que a educação se atualize, ou melhor, para que a educação possa voltar a fazer sentido para professores, coordenadores, dirigentes de secretarias de educação, mas também para os alunos. Os alunos passam todo o tempo em que estão fora da escola em contato com as mais inovadoras tecnologias e na escola é exigido que eles permaneçam sentados, calados, parados, olhando para a nuca do colega da frente? Isso nunca fez sentido, mas no pós-março de 2020 faz menos ainda! Estas novas tecnologias, mas principalmente as novas metodologias de ensino exigem uma profunda transformação das concepções pedagógicas vigentes atualmente na maioria dos sistemas de ensino, implica em romper com esse modelo de aula tradicional, transmissiva, bancária que vivenciamos atualmente.

Amanda Tolomelli Brescia

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Nº de pág.: 131

ISBN: 978-65-5917-338-9