O Museu Itinerante PONTO UFMG é um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concebido para trabalhar de maneira interativa diversas áreas da ciência e tecnologia. Trata-se de um espaço dedicado a alunos e professores da Educação Básica, que objetiva desenvolver ações em duas dimensões: formação de professores em espaço de aprendizagem e a promoção de estímulos a favor do conhecimento, dos métodos científicos e das opiniões científicas, em que a ciência seja trabalhada como processo em construção despertando vocações científicas.

Adaptado em uma unidade móvel, que recebe alunos de escolas públicas e privadas, além da comunidade das cidades de Minas Gerais e do Brasil, o museu é constituído por um caminhão com espaço interior adaptado em cinco ambientes distintos – Sala das Energias Naturais, Sala da Floresta, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala da Consciência – apresentando uma proposta inovadora com o tema “O homem e sua relação com a sociedade e a natureza”. Além disso, conta com experimentos e modelos científicos para montagem de exposições externas, atrações e oficinas, em um total de aproximadamente 800 m². Este cenário propõe ao público que visita o museu, refletir sobre temáticas que envolvem as relações do homem consigo mesmo, com a natureza e com a sociedade.

Imagem do caminhão do museu estacionado.

Foto do caminhão (unidade móvel do museu) estacionado e preparado para atender o público. Fonte: Acervo do Projeto.

O projeto de Extensão e de Popularização de Ciência e Tecnologia Museu Itinerante PONTO UFMG é um espaço propício para o desenvolvimento de pesquisas e metodologias de ensino e comunicação pública da ciência. Além disso, a proposta do museu contempla em suas atividades os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Nessa direção é importante destacar que o museu está em consonância com o conceito de extensão universitária estabelecido pela Política Nacional de Extensão Universitária – PNEU- em que a mesma é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e demais setores da sociedade.

  • Objetivos gerais do projeto:

Contribuir para a difusão da ciência e da tecnologia em Escolas de Educação Básica e o público geral, ampliando a compreensão dos meios de produção científicos e de sua relação com a educação e cultura, além de propiciar formação continuada aos professores e graduandos participantes.

  • Objetivos específicos:

– Oferecer formação acadêmica e profissional aos estudantes de graduação participantes do projeto, engajando-os em pesquisas de caráter acadêmico e no desenvolvimento de atividades culturais e pedagógicas de modo a desenvolver suas habilidades profissionais, integrando um conjunto de iniciativas para contribuir com a formação continuada.

-Envolver a comunidade universitária da UFMG em ações de divulgação e popularização científica.

-Investir na pesquisa acadêmica de modo a compreender a relação entre o Museu Itinerante PONTO UFMG e seu público.

-Oferecer aos estudantes da Educação Básica a possibilidade de correlacionarem teorias desenvolvidas em sala de aula com as exposições, experimentos e demonstrações disponibilizados pelo Museu Itinerante PONTO UFMG.

-Associar o processo de popularização da ciência e da tecnologia, proposto no museu, à educação inicial e continuada de professores da Educação Básica.

-Despertar vocações científicas nos alunos da Educação Básica.

-Investigar o impacto da divulgação e interação com os experimentos na visão geral dos alunos.

-Criar materiais de popularização da Ciência e Tecnologia (C&T).

-Propor metodologias para ensino de ciências na perspectiva da formação de professores.

-Despertar o interesse dos alunos sobre temas discutidos no museu por meio do desenvolvimento das atividades programadas.

-Proporcionar aos professores momentos de discussão sobre práticas de sala de aula, por meio da participação nas oficinas.