O primeiro encontro do projeto de extensão “Diálogos entre Escola e Família”, realizado no dia 13/09/2025, mergulhou em um tema fundamental e urgente: “Como educar crianças antirracistas?”. Mais do que uma palestra, o evento se consolidou como um espaço seguro e potente de troca, onde vozes de familiares e educadores(as) se uniram em um objetivo comum.
A dinâmica, que utilizou depoimentos anônimos coletados nas inscrições, foi o impulso para conversas francas e necessárias. Os relatos trouxeram à tona situações reais do cotidiano escolar, permitindo que os(as) participantes analisassem, comentassem e refletissem coletivamente sobre o racismo estrutural.
Um dos pontos altos da discussão foi a percepção unânime de como as perspectivas pedagógicas afrocentradas / afrorreferenciadas e as práticas de docentes negros são, com frequência, postos em xeque. Esse reconhecimento abriu caminho para a construção de um verdadeiro pacto entre famílias e escola. Juntos(as), educadores(as) e familiares não apenas identificaram os desafios, mas também propuseram soluções e estratégias concretas. O diálogo evoluiu para a criação de condições e formas de participação ativa para proteger as práticas antirracistas dentro do ambiente escolar e, principalmente, estreitar os laços dessa parceria essencial para a formação de uma geração mais justa e igualitária.






