La France au UFMG (CP et COLTEC)
O Projeto FrancEcolab Brasil 2021 é uma iniciativa da Embaixada da França e da Fondation Tara Océan com foco na preservação de oceanos e rios por meio da sensibilização de jovens estudantes sobre responsabilidade ambiental.
Neste ano, o projeto contou com a brilhante participação da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (EBAP), em particular o Centro Pedagógico (CP) e o Colégio Técnico (COLTEC), firmando várias parcerias.
Ambas as escolas tiveram o intuito de envolver voluntariamente seus estudantes enquanto cientistas mirins/juvenis na jornada de aventura marítima realizada pela jovem franco-brasileira Tamara Klink.
Dessa forma Tamara, (inspirada por seu pai, a saber, o famoso navegador brasileiro Amyr Klink), tornou-se igualmente uma inspiração para os participantes do projeto, sejam eles pequenos ou grandes exploradores, todos apaixonados pelo sonho de cruzar o Oceano Atlântico, da França ao Brasil.

Tamara Klink respondeu perguntas muito interessantes na entrevista realizada pelo projeto FrancEcoLab Brasil 2021. Clique no botão play, assista à entrevista e continue lendo logo após o vídeo.
Em relação às ações didático-pedagógicas promovidas especificamente no CP, focou-se no desenvolvimento de um projeto de ensino interdisciplinar e interescolar, com uma dinâmica de estudo contextualizada e investigativa sobre o impacto do plástico no meio ambiente.
O subprojeto do CP intitulou-se “FrancEcoLab: Propondo soluções para o impacto do plástico no meio ambiente” e contou com o protagonismo juvenil dos estudantes das turmas do 7ºA e 7ºB.
Em uma jornada de Iniciação Científica Juvenil, o sétimo ano participouativamente na elaboração de enquetes de cunho investigativo, no processo de elaboração de entrevistas (com perguntas abertas e objetivas) para assim conseguir produzir uma análise de dados gerando apresentação de trabalhos em eventos, tais como a IX FEBRAT – Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas.
Abaixo, exibimos as fotos da Reunião UFMG e Embaixada da França ocorrida no dia 26/10/2021, na terça-feira, na Sala de Reuniões do Centro Pedagógico, na qual estiveram presentes vários representantes da parceria da UFMG / Embaixada da França:
– Adriana Davanture (Adida da Cooperação Educacional e Linguística da Embaixada da França);
– Vincent Nédélec (Adido da Cooperação Cultural, Universitária e Científica da Embaixada da França);
– Anderson Gonçalves (Assessor do Serviço Cultural, Universitário, Técnico e Educativo Embaixada da França);
– Dawisson Belém Lopes (Diretor Adjunto de Relações Internacionais da UFMG – DRI);
– Tânia Margarida Lima Costa (Vice-Diretora da EBAP e Coordenadora Geral do Museu Itinerante Ponto UFMG/CP);
– Kátia Pedroso Silveira (Diretora do COLTEC/UFMG);
– Adson Eduardo Resende (Coordenador e supervisor do Projeto FrancEcolab no COLTEC/UFMG);
– Alexandre Benvindo de Souza (Coordenador e supervisor do Projeto FrancEcolab no COLTEC/UFMG);
– Marcos Elias Sala (Diretor do CP/UFMG);
– Luiza Santana Chaves (Vice-Diretora do CP/UFMG e Coordenadora do FrancEcolab no CP/UFMG);
– Santer Alvares de Mattos (Coordenador Pedagógico do Museu Itinerante Ponto UFMG/CP e Co-coordenador
do Projeto FrancEcolab no CP/UFMG);
– Érica Menezes dos Reis (Pedagoga do Projeto FrancEcolab no CP/UFMG e Técnica
Administrativa em Educação do Museu de Ciências do CP);
– John Anderson Gabrich Machado (Fotógrafo e Técnico do Setor de Informática e Recursos Tecnológicos do CP/UFMG).
A reunião teve como pauta e encaminhamentos:
(1) o encontro entre alguns dos participantes do FrancEcolab na UFMG e a consolidação de parcerias científicas e acadêmicas, especificamente no que concerne à difusão de eventos científicos, acesso e disponibilização do ensino da língua francesa no Brasil bem como das culturas dos diversos países francófonos, principalmente na faixa etária da infância e da adolescência no âmbito da EBAP;
(2) o balanço das ações acadêmico-culturais desenvolvidas pelo projeto FrancEcolab bem como o histórico de parcerias didático-pedagógicas da Embaixada da França no Centro Pedagógico e na Faculdade de Letras, sejam elas remotas, presenciais ou híbridas;
(3) a perspectiva de um Evento de Encerramento (presencial, remoto e/ou híbrido) tendo como ponto de referência da UFMG para fechar o ano letivo das escolas e do projeto FrancEcolab 2021 com uma Mostra de Trabalhos Científicos-Culturais gerados pela parceria da Embaixada da França com a Educação Básica da UFMG e outras diversas Instituições de Ensino Fundamental e Médio de Belo Horizonte.
Belo Horizonte, 26 de outubro de 2021.
[crellyslider alias=”francecolabbrasil”]