Estudantes e professores do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG visitaram o Museu das Minas e do Metal, localizado no Prédio Rosa da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no dia 20 de outubro de 2022.

A visita é uma das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto do componente curricular de Geografia, voltado para os sujeitos da EJA. Um dos objetivos da ação é oportunizar e potencializar o contato dos educandos e educandas com as riquezas e a diversidade mineral do nosso estado e do nosso país.

A ação foi desenvolvida pela professora Eliane Ferreira Campos Vieira, coordenadora da área da Geografia do Programa de EJA, em conjunto com os professores em formação do PROEMJA, Luis  Eduardo Baêta Pereira, que atua junto aos educandos do 1º no do Ensino Médio, e João Vitor Rodrigues Reis, que atua no 2º ano. Para realização dessa prática, também houve a contribuição do CENEX do Centro Pedagógico, na pessoa da Raquel Dias, e do Sr. Oswaldo, motorista do COLTEC.

A articulação entre a escola e o espaço museal tem potencial para proporcionar uma significativa vivência aos sujeitos, bem como momentos de consolidação das ações educativas, em consonância com os conteúdos abordados nas diversas disciplinas que compõem o currículo escolar.

O museu é um espaço importante e, também, deve ser apropriado pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, pois é um espaço cultural que fomenta a criatividade, a curiosidade, o pensamento crítico e promove novas formas de interação com o conhecimento científico. Além disso, a visita se constitui como uma oportunidade de interação e lazer para alunos e professores envolvidos.

Nesta visita ao MM Gerdau, no processo de fruição das exposições temporárias e permanentes, os estudantes foram convidados a refletir sobre a atividade extrativa em Minas Gerais, sua importância econômica tanto para o Estado quanto para o País, mas considerando os impactos ambientais decorrentes da exploração mineral, o que favoreceu uma reflexão crítica dos sujeitos. Na exposição o “Andar das Minas”, os estudantes puderam apreciar um universo com mais de 400 amostras de minerais. Já na instalação “Chão de Estrelas”, os jovens e adultos utilizaram uma luneta para visualizarem a beleza dos minerais do subsolo mineiro e brasileiro.

A atividade de campo é um importante recurso da etapa de formação dos estudantes da EJA, bem como dos bolsistas, professores em formação.

Mais informações sobe o Museu: http://mmgerdau.org.br

https://youtu.be/br4VYy4sVgo