Na terça-feira, 20 de junho, os/as estudantes do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) “História(s) Indígena(s) – saberes, culturas e práticas” assinaram uma carta que solicita às autoridades políticas nacionais mais defesa, proteção e direitos aos povos indígenas brasileiros,  escrita durante uma das aulas.

A iniciativa faz parte do GTD ministrado pelo monitor Evandro José Faria Junior, estudante do curso de Licenciatura em História, orientado pela professora Ruana Priscila da Silva Brito, do Núcleo Básico. O GTD “História(s) Indígena(s) – saberes, culturas e práticas” é ofertado aos/às estudantes do 3º ano (A e B – Turmas Arco Íris e Diamante), no 1º Ciclo de Formação Humana, e tem como objetivos desmistificar preconceitos previamente construídos e aproximar as crianças de costumes, práticas e do contexto de parte das diversas etnias que compõem a diversidade de povos originários brasileiros.

Durante as primeiras semanas de atividades do GTD, foi proposta uma produção escrita de cartas para representantes políticos da população que atuam pela defesa e proteção dos povos indígenas, como o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a presidenta da FUNAI, Joênia Wapichana, e a deputada federal Célia Xakriabá. A primeira versão do material foi composta por cartas individuais escritas por cada estudante, que posteriormente foram reunidas em um único documento, lido e revisado pelas crianças que participam do GTD. Na aula do dia 20 de junho, foi realizada na sala do 3º ano A uma cerimônia de assinatura da carta, que posteriormente foi enviada a seus destinatários, juntamente às cartas individuais, através de correio eletrônico.

Clique aqui e leia a carta na íntegra