No dia 27 de novembro, os estudantes do Centro Pedagógico participaram da Semana da Geografia que esse ano teve o tema “Territórios em Movimento: escalas, saberes e poderes”.
O evento foi realizado entre os dias 25 e 28 de novembro no Instituto de Geociências da UFMG.
Após a inscrição, os estudantes do 5º Ano foram contemplados com a oficina de PLUVIPETS, oferecida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Segundo o pesquisador do Cemaden Educação, Felipe Augusto Santos, a oficina consiste em uma atividade educativa, na qual a partir da reutilização de garrafas PET, os participantes aprendem a construir pluviômetros artesanais, conhecidos como “PLUVIPETS”que permitem medir a quantidade de chuva de forma simples e acessível.
A Coordenadora Geral do evento, Professora Lussandra Gianasi, recebeu os estudantes, os professores e os monitores do CP junto com a equipe da Defesa Civil do município de Belo Horizonte. Na ocasião, foram apresentados os cursos que o IGC oferece e as atribuições da Defesa Civil.
Os alunos receberam formação sobre como as informações meteorológicas são captadas e processadas, assim como receberam orientações sobre a coleta dos dados pluviométricos. Foi realizada uma conversa com os profissionais da Defesa Civil – BH representada pelos técnicos, Robson Inácio, Liliane Fernandes e Fernando Roque sobre estratégias para a prevenção de acidentes em episódios de chuvas intensa e sobre o que fazer, para onde ligar e como se cuidar em caso de desastres.
A segunda etapa da formação foi “mão na massa”. Os estudantes, auxiliados por professores, monitores e estagiários, puderam confeccionar o próprio pluviômetro. Na oficina foi possível fomentar nas crianças a vontade de participar da grande rede de coleta de dados pluviométricos. Esses dados podem ajudar no reconhecimento de situações de emergência relacionadas a condições climáticas severas que, infelizmente, passam a ser cada vez mais frequentes.
Ação foi caracterizada pela professora Lussandra Gianasi com um convite aos estudantes e todos os cidadãos a reconhecerem a coleta de dados sobre as chuvas como um método científico acessível e possível de ser praticado em nosso cotidiano, proporcionando o melhor monitoramento ambiental e ações preventivas mais eficientes no salvamento de vidas.
Para participar da rede de monitoramento do CEMADEN acesse:
https://educacao.cemaden.gov.br/cadastro-de-usuarios/
E para conhecer mais sobre a Jornada e atividades de monitoramento da chuva acesse:
https://educacao.cemaden.gov.br/jornada/pluviometro/?tab=atividades#single
Para ver as fotos da atividade: https://photos.app.goo.gl/vToxhjMVQMrEgqRT9