Nesta terça-feira, dia 06 de junho, os estudantes do GTD Francês pelo Mundo Afora participarão de uma oficina com a quadrinista e escritora francesa Laure Garancher, que publicou recentemente no Brasil a obra “Em Busca da Amazônia Esquecida”, fruto de uma expedição realizada na Amazônia com um grupo de pesquisadores.  O ateliê  “La bande dessinée pour sensibiliser à la protection de l’environnement” (Os quadrinhos para sensibilização à proteção do meio ambiente) terá como público estudantes do 6º ano inscritos no GTD.

Capa do livro “Em busca da Amazônia Perdida”, de Laure Garancher

Nessa ocasião, o CP receberá  Vincent Nédélec, adido de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Minas Gerais. Essas atividades ocorrem no contexto do FrancEcolab Brasil, organizado pela Embaixada da França no Brasil. O FrancEcolab Brasil é uma iniciativa que visa sensibilizar os jovens sobre a importância do meio ambiente, inserindo a educação ambiental em língua francesa nas escolas brasileiras. O Centro Pedagógico participa de um projeto de extensão denominado “Sensibilização à língua francesa e às culturas francófonas nas escolas de ensino básico“. Este projeto é coordenado pela professora Daniela Akie Hirakawa, da Faculdade de Letras da UFMG. Seu objetivo é fomentar projetos interdisciplinares envolvendo a diversidade de línguas e demais disciplinas escolares como matemática, biologia, história, etc., nas escolas, sensibilizando a sociedade mineira para a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras desde os primeiros anos do ensino básico.

O projeto foi implantado no Centro Pedagógico em colaboração com a professora Eliane Ferreira Campos Vieira, do Núcleo de Geografia, por meio do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) “Francês pelo mundo afora”, oferecido aos alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Em 2023, o GTD está sendo ministrado pela estudante de  Letras-Licenciatura Português/Francês Kauani Rachid Gomes Pires, e Bernardo Dornela, estudante do curso de Licenciatura em Geografia, com acompanhamento e coordenação do Núcleo de Geografia do Centro Pedagógico.

Em 2022, os estudantes do Centro Pedagógico ganharam a Menção Honrosa no concurso FrancEcolab  pela elaboração do Trabalho “A Fuga da Onça Clara”. Naquele ano, o processo de construção do livro começou com a orientação dos alunos do 5º ano sobre como construir uma história e seus personagens, considerando as questões de biodiversidade, que também foram abordadas. A primeira parte da narrativa “A Fuga da Onça Clara” foi realizada com técnicas de colagem manual de materiais recicláveis como folhas de árvores, papel e revistas. Em um segundo momento, o processo foi digitalizado. Em 2022, foram mais de 80 trabalhos enviados por 36 instituições de ensino do Brasil. O Centro Pedagógico da UFMG foi a única escola mineira a ficar entre os finalistas do concurso FrancEcolab.

Confira o trabalho “A fuga da onça Clara” na íntegra.