NOTA À COMUNIDADE – Redução dos itens do Kit Alimentação

Belo Horizonte, 16 de junho de 2021

Prezados pais, responsáveis e estudantes,

O Centro Pedagógico participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar, (PNAE), que é um programa que oferece alimentação escolar e ações de educação nutricional e alimentar a todos os estudantes, de todas as etapas da educação pública. Neste Programa, o governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar para cobertura de 200 dias letivos, conforme número de matriculados em cada rede de ensino. Cada estado, município e Escola Federal também é responsável por sua manutenção, devendo contribuir para a complementação da merenda escolar.
Desde abril de 2020, o Centro Pedagógico vem distribuindo kits de alimentos, utilizando os repasses financeiros do PNAE, acrescidos das complementações financeiras feitas pela UFMG, para compras dos gêneros alimentícios. Isso só foi possível após a promulgação da Lei 13.987, de 2020, que autoriza a distribuição dos alimentos da merenda
escolar às famílias dos estudantes que tiveram suspensas as aulas na rede pública de educação básica devido à pandemia do novo Coronavírus.
Os valores dos gêneros alimentícios dos kits vêm aumentando substancialmente e com o corte no orçamento das Universidades, os valores financeiros disponibilizados têm sido insuficientes para manter o mesmo padrão oferecido até então. Assim, visando continuar a garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes durante a
pandemia, definiu-se por reduzir a composição do kit de alimentos. Dessa forma, a partir de junho de 2021, o kit de alimentos estocáveis sofrerá redução e o kit de hortifruti permanecerá com a mesma composição, enquanto for possível. A composição do kit pode variar a cada mês.
Os kits continham: 1 pacote de arroz agulhinha 5kg, 1 pacote de açúcar cristal 2 kg, 1 óleo de soja de 900ml, 2 pacotes de feijão carioquinha de 1 kg, 2 pacotes de macarrão espaguete 500gr, 3 unidades de sachê de molho de tomate, 1 pacote de café 500gr, 2 pacotes leite em pó 400gr e 2 pacotes de biscoito cream cracker 200gr.
A partir de junho, passarão a conter: 1 pacote de arroz agulhinha 2kg, 1 pacote de açúcar cristal 2 kg, 1 óleo de soja de 900ml, 1 pacote de feijão carioquinha de 1 kg, 1 pacote de macarrão espaguete 500gr, 1 unidade de sachê de molho de tomate, 1 pacote de café 250gr, 1 pacote leite em pó 400gr e 1 pacote canjica branca 500gr.

Recomendamos que fiquem atentos ao site do CP para maiores informações.

Prof. Dr. Marcos Elias Sala
Diretor do Centro Pedagógico