Objetivo do projeto é desenvolver a consciência política e participativa por meio da educação cidadã

O vice-diretor do Centro Pedagógico, Evaldo Balbino, representou o Centro Pedagógico da UFMG no evento de diplomação dos vereadores mirins, ocorrido nesta terça-feira (22/08/23), em solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a qual contou com a presença da presidência da Casa, do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (Gabriel – sem partido) e da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Ao todo, 39 estudantes do 3º ciclo do ensino fundamental (eleitos vereadores mirins em 31 de maio deste ano) participaram como vereadores do Câmara Mirim, projeto cujo objetivo é desenvolver a consciência política e participativa por meio da educação cidadã.

O projeto Câmara Mirim (Camir) é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com o Centro Pedagógico da UFMG, a Secretaria Municipal de Educação, e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Os professores Cláudio Emanuel dos Santos (Núcleo de Arte) e Ismael Krishna de Andrade Neiva (Núcleo de História) estão à frente do projeto, representando o Centro Pedagógico juntamente com o vice-diretor da escola. Em atividade desde 2008, o Câmara Mirim é um projeto de educação para a cidadania, por meio da formação política e do debate sobre temas de interesse social, ambiental, econômico, político, entre outros.

Em 2023, além do Centro Pedagógico da UFMG, nove escolas municipais, uma estadual e duas particulares integram a lista de 13 instituições participantes. Em cada uma delas, três vereadores mirins foram eleitos, entre estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Os estudantes do CP diplomados são: Julia Dorneles, Matheus de Assis, Nicodemos da Silva e Savio Lopes de Queiroz.

Parabéns aos nossos vereadores mirins!!!